Variedade de Línguas, é para os dias de hoje? É para todo crente?

Palavra ensinada na Igreja Evangélica Libertai em 01/11/2020

1Corintios 12:10 - E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.

Dentre os 9 dons do espirito citados pelo Apostolo Paulo, estão dons chamados variedade de línguas e interpretação de línguas, vamos focar nosso estudo abaixo nesses dons particularmente.

Há a discussão entre as diversas denominações evangélicas sobre se o falar em línguas é para nossos dias e é se para todos os crentes, as igrejas históricas em sua maioria, não reconhecem que os dons sejam para os dias de hoje, em contrapartida as denominações pentecostais e neo-pentecostais pensam o contrário. Baseado na palavra de Deus e também na vivencia espiritual, temos evidencias de que os dons, incluindo variedade de línguas e interpretação são para os dias de hoje.

Marcos 16:17-18 - E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.

O Senhor Jesus prometeu pra nós a variedade de línguas, entendemos então que todos devem receber e que tal manifestação não era só para os dias de cristo, mas sim para a era da igreja que inclui a nós.

Para explanar o assunto devemos separar os tipos de manifestação chamado de dom de variedades de línguas do falar em línguas, existem 3 aspectos ou tipos de manifestações semelhantes, mas que possuem muitas diferenças.

1Co 14: 1-5 - SEGUI a caridade, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar. Porque o que fala língua estranha não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala de mistérios. Mas o que profetiza fala aos homens para edificação, exortação e consolação. O que fala língua estranha edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja. E eu quero que todos vós faleis línguas estranhas, mas muito mais que profetizeis, porque o que profetiza é maior do que o que fala línguas estranhas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação.

O Apóstolo Paulo disse: eu quero que todos falem em línguas, portanto entende-se que é para todos

O homem fala a Deus e edifica-se a si mesmo quando fala em línguas sem interpretação 

O dom de variedade de Línguas como linguagem de oração a Deus e edificação pessoal é pra todos 

O que profetiza é maior que o que fala em línguas, mas o que fala em línguas e interpreta é igual ao dom de profecia

O dom de variedade de Línguas associado a interpretação de línguas se equipara a profecia, esse dom é dado a pessoas específicas, não é pra todos


1Co14:18 - Dou graças ao meu Deus, porque falo mais línguas do que vós todos.

O Apóstolo Paulo dá graças a Deus por que fala mais em línguas do que todos, por que isso possui benefícios benefícios, quem usar as línguas estranhas como linguagem de oração no dia a dia irá experimentar os benefícios de uma maior comunhão com Deus e aprender ouvir a Deus


1Corintios 14:21-22 - Está escrito na lei: Por gente doutras línguas, e por outros lábios, falarei a este povo; e ainda assim me não ouvirão, diz o Senhor. De sorte que as línguas são um sinal, não para os fiéis, mas para os infiéis; e a profecia não é sinal para os infiéis, mas para os fiéis.

Há também a variedade de Línguas como sinal aos incrédulos, o crente fala ao incrédulo, quem fala não entende o que fala, mas o que houve entende na sua própria língua, ou seja, DEUS fala diretamente ao incrédulo.

Atos 2:3-6 - E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. E em Jerusalém estavam habitando judeus, varões religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu. E, correndo aquela voz, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua.

Encorajar a prática

Eu comprei um aparelho de musculação com possibilidade de pelo menos 40 exercícios, eu assisti vídeos, estudei acerca de como usar o aparelho, estudei acerca de como fazer o exercícios, mas não adianta saber como usar ou saber o que fazer se eu não usar se eu não fizer.

Não é entender as línguas que vai te fazer crescer, mas sim utilizar a linguagem de oração e buscar as outras manifestações: profecia e sinal aos incrédulos.


Tipo 1 - Línguas = linguagem de oração = edificação pessoal = Crente fala a Deus

Tipo 2 - Línguas + Interpretação = Profecia = edificação de todos = Deus fala com o Crente

Tipo 3 - Línguas como sinal aos incrédulos = quem fala não entende = levar outros a Cristo = Deus fala com o Incrédulo

 


PS.: Palavra baseada nos ensinos do Pastor Luciano Subirá


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Início do Fim

Eventos Escatológicos - O Arrebatamento da Igreja