A escolha é sua, céu ou inferno?

A parábola do homem rico e do mendigo Lazaro é uma passagem muito conhecida entre os cristãos, o Senhor Jesus ilustra a morte de dois homens e o juízo imediato aplicado a eles:

Lucas 16:19-31

"Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente.
Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele;
E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas.
E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado.
E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.
E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado.
E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá.
E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai,
Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento.
Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos.
E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam.
Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite."

Reflexão:

Os Judeus acreditavam que a riqueza era uma recompensa de Deus e a pobreza um castigo, Jesus vem quebrar esse paradigma, devemos hoje tomar cuidado com pregações acerca do evangelho da prosperidade, baseado nesse texto, se a riqueza for mal utilizada pode trazer consequências eternas, o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males como disse o Ap. Paulo. O Rico não foi enviado para o lugar de sofrimento por ser rico, mas por não ter sido justificado por Deus, vemos um reflexo disso no tratamento que esse homem rico dava a Lázaro.

Lazaro morre e é levado pelos anjos ao seio de Abraão, mas o homem rico morre e vai direto para o hades (inferno), vemos aqui que o juízo foi aplicado imediatamente após a morte, como temos o nome real de Lazaro, certamente não é uma parábola, mas algo que realmente aconteceu.

O homem rico, estando no inferno, consegue ver Abraão e Lazaro ao seu lado, isso por que o inferno e o paraíso (ceio de Abraão), antes da obra redentora de Cristo na cruz, ficavam lado a lado no seio da terra, a preocupação do homem rico com seus familiares, que inda estão vivos, mostra claramente que não se trata do juízo do ultimo dia, ou do grande trono branco, mas mostra claramente que não há o sono após a morte, ninguém ficará dormindo após a morte física, mas irá direto para o local destinado por Deus. Da mesma forma Jesus nos mostra que a alma e o espirito do indivíduo ficam vivos e conscientes após a morte, não há o "esquecimento", muito pelo contrário, as lembranças serão parte do juízo, de que vale o juízo se a pessoa não se lembrar ou não souber por que está ali?

Após a obra da Cruz, o Senhor Jesus desce ao ceio da terra e leva cativo o cativeiro, Ele toma o paraíso (seio de Abraão) e o leva para o céu, agora todos os salvos em Cristo, após a morte física, irão direto para o céu. O hades (inferno) continua onde sempre esteve, no seio da terra, e continua recebendo as almas que não forem fieis a Deus.

O homem rico se arrependeu tardiamente quando viu o sofrimento, feliz o homem que não precisa ver para crer, o arrependimento de pecados deve ocorrer ainda nesta vida, doutrinas como o purgatório são contra os ensinamentos bíblicos, ao homem basta se morrer uma vez para que então venha sobre ele o juízo de DEUS. O Senhor deixou ao povo Judeu a Lei de Moisés e os profetas e a nós, gentios, também toda a lei e ainda mais: o Senhor Jesus e os apóstolos, além do mais temos o Senhor Espirito Santo para nos convencer, temos tudo o que precisamos para a salvação e vida eterna, NÃO DEVEMOS ESPERAR QUE ALGUÉM VOLTE DOS MORTOS PARA NOS CONVENCER, isso não vai acontecer!

Receba ao Senhor Jesus como seu salvador pessoal hoje mesmo!

Outros textos base:

 Mateus 12:39-41

"Mas ele lhes respondeu, e disse: Uma geração má e adúltera pede um sinal, porém, não se lhe dará outro sinal senão o sinal do profeta Jonas;
Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra.
Os ninivitas ressurgirão no juízo com esta geração, e a condenarão, porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis que está aqui quem é maior do que Jonas."


Efésios 4:7-10

"Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo.
Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro,e deu dons aos homens.
Ora, isto— - ele subiu— - que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra?
Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas."


Apocalípse 1:17-19

"E eu, quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último;
E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.
Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de acontecer;"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Início do Fim

Eventos Escatológicos - O Arrebatamento da Igreja